A 5ª Temporada de The Walking Dead foi sólida, com várias transições de ambientes e momentos, trazendo ao menos quatro mini arcos para a história, fato inédito na série até agora.

Ainda não fomos apresentados a um vilão essencialmente mal, sádico só pelo fato de gostar do caos, mas sim a personagens que foram corrompidos pelas mais diversas questões ao longo do apocalipse.

Dito isso, o artigo de hoje vai abordar quem foi o melhor antagonista nessa temporada. Deixe nos comentários sua opinião e participe da discussão conosco.

1 – Gareth

The Walking Dead e os 5 maiores antagonistas da 5ª Temporada

Gareth foi um personagem complicado, esperto e pragmático. Até onde sabemos, ele e seu círculo familiar não eram pessoas ruins, mesmo depois do apocalipse começar.

A grande questão que envolvia Terminus era realmente oferecer abrigo e formar uma comunidade, mas depois que essa ideia humanista se tornou um convite para pessoas mal intencionadas se aproveitarem da situação, Gareth mudou.

O canibalismo era apenas um recurso utilizado para saciar a fome. Como foi comentado em alguns episódios, Gareth e seu grupo estavam morrendo e essa foi a única solução encontrada para resolver a situação. Terminus te dava uma escolha, literalmente, e até mesmo a forma como as pessoas eram abatidas mostrava uma certa humanidade, pois a intenção não era ser cruel, mas sim fazer o serviço da forma mais objetiva possível.

É claro que depois que Terminus ruiu e muitos de seus entes queridos acabaram morrendo pelas mãos do Rick e seu grupo, aquele embate se tornou pessoal, resultando na perseguição, no sequestro do Bob e tudo mais que já sabemos.

2 – Dawn

The Walking Dead e os 5 maiores antagonistas da 5ª Temporada

A policial Dawn Lerner foi outro personagem corrompido pelo ambiente e pelo senso de proteção a sua comunidade a qualquer custo, mesmo que para isso o preço cobrado fosse alto.

Quando o apocalipse começou, Dawn ficou no Grady Memorial Hospital ajudando as pessoas e ao longo do tempo se tornou a número um no comando do local. Mas em um mundo sem regras, é difícil manter a ordem, e Dawn se mostrou fraca por concordar, fazendo vistas grossas, com práticas inconcebíveis, como estupro, por exemplo. Dawn era uma pessoa que necessitava estar no controle das situações, e também precisava sentir-se útil ao mundo, mas no fim seu orgulho prejudicou tanto sua comunidade, como Rick e os outros.

3 – O Ambiente

The Walking Dead e os 5 maiores antagonistas da 5ª Temporada

Mesmo que não tenha sido duradouro, o ambiente castigou muito Rick e seu grupo, especialmente nos primeiros episódios da segunda parte da 5ª Temporada. Foram momentos que levaram muitos personagens ao extremo, instigados pela falta de necessidades básicas como comida e água, situação nunca enfrentada dessa forma até agora.

A questão foi resolvida com a chegada de Aaron, mas com certeza se isso não tivesse acontecido, o grupo morreria de fome em poucos dias, pois suas defesas imunológicas estavam baixas e pegar algum tipo de doença e morrer em seguida em decorrência disso é relativamente fácil, fora o estresse mental que contribui fortemente com isso.

4 – Wolves

The Walking Dead e os 5 maiores antagonistas da 5ª Temporada

Pouco se sabe do grupo intitulado como “Wolves” até agora, mas o que vimos não é nada bom. Pessoas capazes de dizimar uma comunidade, como foi o caso de Shirewilt, certamente representam uma grande ameaça e seguramente não são boas pessoas.

Muita expectativa se criou desde o episódio 9, quando o primeiro indício desse grupo surgiu, mas ainda não sabemos qual é a real ameaça que os Wolves representam.

5 – Rick

The Walking Dead e os 5 maiores antagonistas da 5ª Temporada

Sim, Rick Grimes em primeiro lugar. É evidente e compreensível que Rick tenha mudado desde o começo do apocalipse, mas em alguns momentos dessa temporada ele agiu como um pseudo vilão, sendo extremo e até exagerado em momentos que não era necessários tais atos.

Principalmente em Alexandria, Rick ignorou inteiramente a boa vontade de Deanna para com seu grupo, sempre com um pé atrás, quase que inevitavelmente esperando o momento de atacar e tomar o controle. Rick pode ter passado por muita coisa, mas quando não há motivo para levantar a guarda, isso evidencia o nível mental que o protagonista da série se encontra, o que o torna um perigo para as pessoas a sua volta.

Na season finale algumas peças se encaixaram e creio que Rick não precisará ser tão extremo de agora em diante, mas isso não muda o fato dele ter tido atitudes semelhantes às de Shane, as quais foram muito condenadas por todos no passado.

Na sua opinião, qual foi o antagonista que mais se destacou na 5ª Temporada? O que esperar dos vilões da próxima Temporada?