Esporte a cada dia mais popular, em todo o mundo, o Pôquer se estabelece a cada dia, como uma modalidade viável na televisão fechada, no Brasil. Ainda não está presente de forma regular nos canais abertos, mas não há quem duvide de que este fato seja algo banal, em pouco tempo. Ainda mais com a queda de audiência observada ultimamente pelos canais mais populares.

Na TV fechada, a realidade já é completamente diferente. Hoje em dia, o pôquer encontra um espaço diário no canal Band Sports, onde a partir das 23 horas, ele é exibido, tanto com a transmissão de torneios, quanto com entrevistas e dicas técnicas. O esporte mental se aproxima do telespectador médio, sem reservas. Apresentado de maneira direta e sem preconceitos, como deve ser.

Com a grande maioria dos termos em inglês, no entanto, ainda há a necessidade de que as explicações sejam um pouco mais didáticas. Leigos, muitas vezes, se queixam da rapidez durante a narração de partidas por ainda estarem se familiarizando com as denominações. No entanto, este fato faz com que as pessoas procurem pesquisar um pouco mais sobre a prática, o que compensa o estranhamento, ao fim.

O site do canal fechado do grupo Bandeirantes também disponibiliza um blog, com assídua atualização, onde Victor Marques, jogador conhecido no meio do esporte, comenta sobre torneios e novidades. Profissional do pôquer, Vitão – como é conhecido – também é um expert em gamão, outra prática ainda a ser melhor apreciada pela público brasileiro.

Pioneira na popularização do esporte das cartas

A ESPN é a emissora que concede o maior espaço em sua programação para difundir e explicar o pôquer no país. Ela tem entre seus contratados, o paulista André Akkari, um dos poucos brasileiros que já foram campeões mundiais no esporte e, sempre que se aproxima o evento mais importante do mundo, faz inserções durante a sua programação normal, ajudando ainda mais a divulga-lo.

Com 3 canais de programações independentes, disponíveis nas operadoras das TVs por assinatura, a ESPN tem um programa semanal na grade, às quintas, depois da meia noite, e outro na ESPN+, aos sábados, no mesmo horário. Em tempos de WOSP – o maior dos torneios, realizado em lãs Vegas – a emissora transmite e comenta o evento durante o todo o dia,

Para quem não possui TV fechada, mas gosta de estar a par de tudo o que acontece no mundo do pôquer, o site Pokerstars, maior e mais importante do esporte, disponibiliza aos apreciadores que tiverem celulares e tablets com sistema operacional iOS, um aplicativo que oferece uma extensa programação de vídeos sobre Pôquer, com torneios, entrevistas e tutoriais, que valem a pena ser vistos.

Ídolos esportivos, tanto no Brasil quanto em outros países, atualmente, se aproximaram do Pôquer, tanto como diversão quanto com as possibilidades de concentração e análise que o jogo oferece aos seus praticantes – e que são possíveis de serem aplicadas nas mais diversas atividades. No Brasil, o maior representante do esporte é Ronaldo Fenômeno, mas o tenista espanhol Rafael Nadal anda se destacando lá fora, mencionando a possibilidade de tornar um profissional, ao final de sua carreira, inclusive.

Na medida em que grandes atletas começarem a se dedicar com exclusividade ao esporte, o pequeno pulo que falta para que a TV aberta abrace o Pôquer vai acontecer e ele encontrará o seu lugar devido, dentre todas as modalidades esportivas já existentes nas grades das emissoras.